Sobre

O D.cast é um projeto independente idealizado e desenvolvido pelos acadêmicos João Ricardo Henckemaier e Willian Celso Rodrigues. No podcast abordam assuntos relacionados a área de Design Gráfico, sempre de maneira descontraída e informativa. Seus episódios são postados quinzenalmente em todas as plataformas de podcast do mercado. Para saber mais sobre o D.cast visite o site dcast.com.br ou procure por “D.cast” em sua plataforma de podcast favorita.

“O D.cast como quase tudo na vida surgiu por impulso. Eu e o Willian temos o costume de ouvir podcasts, e quando esse interesse em comum foi descoberto, não demoramos a mostrar o interesse mútuo de criar um podcast. A ideia de usar matérias e assuntos que estão inseridos no curso de design gráfico, no qual ambos somos acadêmicos, veio logo em seguida. Com o interesse, com o ânimo e com o apoio fundamental da Dani Rebelo, professora da UNIVALI, começamos a idealizar qual seria a melhor maneira de concretizar aquele projeto. Ainda não sei ao certo o que a Dani viu no projeto ou eu mim e no Willian, mas na minha opinião ela foi peça fundamental no crescimento do projeto. Quando a ideia ainda estava no seu período embrionário, ela nos ajudou a entender que o D.cast tinha um potencial não necessariamente financeiro, mas de desenvolvimento. Não apenas para mim e para o  Willian, mas também para quem pudesse tirar das nossas brincadeiras e conversas, algo útil ao seu conhecimento.

Para mim o D.cast surgiu como uma ideia durante uma manhã de aula, e que ao fim do seu primeiro dia já tinha um nome e um domínio de internet, que representava o compromisso de levar o projeto adiante. Todo o tempo que já investimos no D.cast, gravando episódios, editando os episódios, pensando e fazendo pautas, analisando nossos erros e tentando corrigi los, só faz com que eu queira continuar com o projeto e fazer com que ele cresça e que de alguma forma o conteúdo que nós fazemos possa ser útil.” João Ricardo, co-fundador do D.cast.

“Já faz algum tempo que eu vinha pensando em criar um podcast, mas nunca tive a oportunidade nem a disposição de começar um projeto desta magnitude. Foi aí que entrou o João, quando começamos a conversar sobre podcasts, unimos nossas vontades e resolvemos nos arriscar nessa área. E foi no mesmo dia que começamos a falar sobre a criação do podcast que já escolhemos o nome e compramos o domínio dcast.com.br. A partir de então começou a correria para preparar tudo para nosso primeiro episódio. Fizemos pauta, organizamos idéias, demoramos horas e mais horas para configurar nosso site e todo o feed RSS para o lançamento do podcast. E então era hora de gravar… Nunca tínhamos feito algo do gênero, éramos 4 pessoas sentadas na frente do computador com uma pauta na mão falando sobre assuntos que conversávamos durante a aula.

Lançado o primeiro episódio, foi incrível o feedback que tivemos, muitas pessoas escutavam o podcast e já seguiam, desde o Spotify até direto do site, e vinham comentar no privado dos nossos Instagram. A parte mais importante para o sucesso do podcast foi o acolhimento dos professores e amigos que divulgaram o podcast com várias pessoas.

O D.cast é um dos meus projetos e provavelmente meu favorito, pois é nele que eu posso separar um tempo do meu dia e conversar com meus amigos sobre um assunto que eu me interesso muito. E não só isso, mas liberar toda essa avalanche de informações para pessoas interessadas na área de Design Gráfica ou que gostariam de aprender mais. É muito satisfatório saber que pessoas aprendem com algo que criamos como hobbie.” Willian Rodrigues, co-fundador do D.cast.